Na última semana, a Faculdade Única recebeu a programação da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), evento que teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre importantes questões de segurança e saúde (física e emocional).
Todo mundo sabe que o trabalho é essencial na vida de qualquer pessoa. O que você talvez ainda não saiba é que dá para trabalhar e ainda ter qualidade de vida durante o período de expediente.
Nesse sentido, de segunda a sexta, a Instituição de Ensino foi a casa de uma série de palestras, treinamentos e outras ações que muniram de conhecimento quem dedica parte da vida no ambiente de trabalho.
Leia mais: Treinamento Giants: conheça as gigantes dos processos do Grupo Prominas!
De antemão, é necessário saber que quando se trata de segurança no trabalho, temos que tirar de vista apenas aquela ideia dos acidentes que ocorriam com frequência no segmento industrial, especialmente no século passado.
Atualmente, a segurança precisa abraçar diferentes aspectos, na intenção de garantir qualidade de vida aos colaboradores de uma empresa.
Pensando nisso, a pauta da ergonomia se faz muito presente em empresas do ramo administrativo. Afinal de contas, uma boa relação das pessoas com o ambiente estrutural e equipamentos se faz como elemento fundamental na prevenção de doenças ocupacionais.
O instrutor técnico Arthur Mello visitou cada um dos setores da faculdade, inspecionando equipamentos e conversando com colaboradores sobre a importância de se falar sobre ergonomia e aplicá-la com assertividade.
“Nossa palestra nos setores da Faculdade Única teve o propósito trazer uma visão holística e personalizada a cada setor do que de fato é a ergonomia. Focar na conscientização e no comportamento dos parceiros para agir na prevenção, assim, mitigar ou extinguir as probabilidades de que doenças como DORT, lombalgia, astigmatismo e outras venham a gerar danos à equipe ao longo do tempo”, explica.
Do mesmo modo que melhorar a relação com a parte estrutural de uma empresa melhora a segurança de quem trabalha, ter seus direitos garantidos contra qualquer tipo de violação também é um item valiosíssimo de segurança.
Infelizmente alguns assuntos ainda são tabus dentro do ambiente corporativo, apesar de serem bem presentes no nosso cotidiano. Um deles é o assédio sexual. Esta doença social é crime, se manifesta de várias maneiras e precisa ser combatida com o rigor apropriado.
Consequentemente, no nosso tempo, as leis avançaram e o crime de assédio sexual pode ser mais facilmente identificado e punido.
Segundo o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Thiago Henriques, assédio sexual é qualquer conduta persistente, repetida ou não, com objetivo de obter vantagem ou favorecimento sexual e que ultrapassa o limite do consentimento, causando constrangimento, vergonha ou intimidação na vítima.
“As manifestações mais comuns são toques físicos, olhares invasivos, palavras constrangedoras de cunho pejorativo e gestos obscenos, que ultrapassam os limites do consentimento da vítima”, exemplifica o delegado.
Thiago Henriques continua elucidando como esse tipo de crime também pode acontecer no ambiente virtual.
“Na internet, o assédio pode acontecer através de mensagens, áudios, imagens e vídeos que perturbam a vítima, como por exemplo: convites para encontros, ameaças veladas de perder o emprego se não fizer favor sexual, elogios atrevidos, conversas indesejáveis de conteúdo sexual, perguntas indiscretas e compartilhamento de imagens de cunho pornográfico ou da genitália do(a) próprio(a) agressor(a)”, esclarece.
Da mesma forma, outro grande tabu dentro do universo do trabalho é o assédio moral. Ele se configura na prática de condutas reiteradas no sentido de constranger, humilhar e depreciar a vítima, causando abalo psíquico e até mesmo físico.
Apesar de ser uma pauta que ainda tem um longo caminho para avançar na nossa sociedade, já é possível identificar quando somos vítimas desse mal, em três principais requisitos: 1) prova reiterada; 2) atitudes abusivas com conteúdos vexatórios ou constrangedores; e 3) abalo psíquico ou até mesmo físico da vítima.
De acordo com a advogada Layla Moreira, ao se perceber assediada moralmente, a vítima precisa buscar proteção emocional e legal. Compartilhar o sofrimento com sua rede de apoio: amigos, família e outras pessoas de confiança.
Deve também reunir qualquer tipo de provas, tais como bilhetes, e-mails, conversas em redes sociais, testemunhas, sendo importante anotar em detalhes os atos de assédio.
“Além disso, a vítima deve denunciar aos órgãos responsáveis tanto do local de trabalho, como, por exemplo, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) e ao setor de Recursos Humanos, quanto aos órgãos legitimados na seara investigativa e judiciária, como a polícia e o Ministério Público do Trabalho. Por fim, cumpre dizer que muitos atos de assédio moral ensejam consequências jurídicas, como direito à danos morais, sendo possível recorrer a um profissional para buscar a satisfação de seus direitos”, instrui a advogada.
Juntamente com seus direitos assegurados, todo colaborador produz muito melhor quando se sente validado em seu ambiente laboral e sabe que será tratado com respeito e dignidade.
Os problemas de saúde mental permanecem estigmatizados em nosso tempo. Os ambientes de trabalho não estão fora disso. Estes estigmas podem prejudicar a vida de muitas pessoas, seja pelo medo de ser tratado com preconceito ou mesmo na hesitação em reconhecer uma situação que necessite de auxílio profissional.
No período pós-pandêmico da covid-19, houve um avanço dos problemas relacionados à saúde mental. É preciso continuar o processo de informação e educação, alertando as pessoas, inclusive no ambiente profissional, sobre o tema.
Durante a SIPAT, a psicóloga Thais Oliveira palestrou a respeito do assunto, dando importantes dicas sobre como melhorar a vida emocional dentro de um contexto com tantas cobranças e responsabilidades, como é no trabalho.
“A pressão no trabalho é um dos principais motivos causadores da baixa produtividade e do desenvolvimento de doenças mentais. Para amenizar ou mesmo se livrar da sensação de pressão, recomenda-se alguns hábitos simples e com reflexos na vida pessoal”.
Continua Thais. “Organizar sua rotina, Identificar a fonte da pressão no trabalho, saber estabelecer limites e pedir ajuda, evitar levar problemas do trabalho para casa, fazer pausas durante o expediente, ser transparente com a liderança, identificar os gatilhos, organizar o espaço de trabalho e manter um equilíbrio da vida profissional com a pessoal”, ensina a profissional.
Entre os dias 24 a 28 de julho, a SIPAT abordou diversos assuntos visando maximizar a experiência dos colaboradores da Faculdade Única dentro da Instituição. No último dia, houve até sorteio de vários brindes e uma festa para comemorar os aniversariantes do mês de julho.
Para Cynthia Temponi, presidente da CIPA da Faculdade Única, a SIPAT conseguiu alcançar o resultado a que se propôs com toda a programação: conscientizar todas as pessoas que dedicam uma grande parte de seus dias ao trabalho.
“Fiquei muito feliz com o resultado alcançado. O que a CIPA sempre quis, e sempre vai querer, é que o colaborador preserve seu corpo e sua vida, volte pra casa da mesma maneira que saiu. E para que isso ocorra, precisamos prevenir os acidentes e garantir segurança. Espero que todos comunguem da minha opinião”, esclarece.
A SIPAT reuniu todos os colaboradores da Faculdade Única para falar sobre segurança. Foram diversas atrações que fizeram bem tanto para o corpo quanto para a mente.
Aprendizados que vieram para ficar, e que acima de tudo, demonstram que o ambiente de trabalho pode sim ser produtivo com leveza, segurança e respeito.
Construímos uma grande corrente de transformação de vidas, por meio de parcerias sólidas e o comprometimento com projetos que fazem a diferença na vida das pessoas.
Premiações e parcerias:
Cursos com início imediato! Autorizados e reconhecidos pelo MEC, com diploma válido para concursos, processos seletivos e designações. Além disso, o certificado digital é gratuito.
Programas de Intercâmbio Internacional com Angola, Portugal e Estados Unidos. Acesso a estágios remunerados já no 1º período do curso em órgãos públicos e privados.
Bolsas de estudos concedidas pela CAPES/MEC, para os alunos que atuarem na pesquisa e iniciação à docência em escolas públicas.
Assista às aulas na palma da sua mão pelo seu celular, tablet ou computador. Diversos canais de atendimento, tais como, e-mail, 0800, chat no portal, fórum de dúvidas e WhatsApp.
A cada semestre o aluno receberá um Certificado Profissional para turbinar o seu currículo e comprovar as suas habilidades e competências no mercado de trabalho.
Práticas acadêmicas em laboratórios e bibliotecas virtuais, brinquedoteca e simuladores gerenciais durante todo o curso, com acesso ilimitado e fundamentais no processo de aprendizagem.
Durante o curso tenha acesso a congressos, palestras, seminários e momentos ao vivo. Além de suporte individualizado com professores, tutores e coordenadores de cursos, mestres e doutores nas diversas áreas do conhecimento.
Diversos programas de extensão universitária, como Projeto Rondon, em parceria com o Governo Federal e Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, em parceria com a Receita Federal.
Todas as Instituições do Grupo Prominas encontram-se vinculadas a importantes conselhos profissionais, tais como: CREA, CONFEA, CREF, OAB, CFP, COREN, dentre outros.
Acesso à Disciplina de Ambientação para que você conheça a plataforma de metodologias ativas, equipe multidisciplinar, livro didático e videoaulas com tecnologia de cinema.
Ao longo dos nossos 20 anos de história mantivemos a tradição de acreditar que só a educação pode mudar o mundo. Confira as marcas que têm mais de 80% dos seus alunos inseridos no mercado de trabalho.
Rua Maria Matos 345 - Loja 05 - Centro Coronel Fabriciano - MG, 35-170-111
Portaria EaD n° 1.004, de 17 de Agosto de 2017.
Rua Satermo, 299 - Bethania, Ipatinga - MG, 35-164-779
Rua Doutor Moacir Byrro, 325 - 1º andar - Centro, Cel. Fabriciano - MG, 35170-002
Portaria EaD n° 1.065, de 18 de Outubro de 2018.
Rua Lírio Brant, 511 - Melo, Montes Claros - MG, 39-401-063
Portaria de Recredencia-mento nº 349 de 05/04/2012.
Av. Acesita, 655 - Olaria, Timóteo - MG, 35180-207
Portaria de Recredencia-mento nº 1.004 de 17/08/2017.
Rua Lírio Brant, 511 - Melo, Montes Claros - MG, 39401-063
Portaria de Recredencia-mento nº Nº 758 de 09/08/18.
R. Prof. Sigefredo Marquês, 341 - Estância do Hibisco, Contagem - MG, 32017-590
Portaria EaD n° 1.284 de 17 de Novembro de 2016.
Rua Lírio Brant, 511 - Melo, Montes Claros - MG, 39-401-063
Portaria n° 186, de 25 de Janeiro de 2019.
Avenida Acesita, 655 - Olaria, Timóteo - MG, 35-180-207
Preencha as informações abaixo:
:
:
:
Os cursos de extensão são muito bons. Hoje consigo identificar alguns pontos de risco graças ao curso de Engenharia de Segurança e relatórios ambientais, possui boas bases conceituais."
THALLES GOMES PEIXOTO
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA
Sobre o curso que estou fazendo, acho uma ótima oportunidade de me capacitar no meu tempo e de acordo com minha agenda cheia. O atendimento é rápido e bom. O material também é bom."
HUGO FELIPE DA SILVA
AUDITORIA, PERÍCIA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Esse curso ressignificou a minha vida! Com aulas 100% on-line, podendo acessar no meu tempo livre. Gratidão a essa Instituição de ensino. Ela é tudo de bom, essa eu confio e indico"
BIANCA NASCIMENTO MARINHO DE SOUZA
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Esse curso ressignificou a minha vida! Com aulas 100% on-line, podendo acessar no meu tempo livre. Gratidão a essa Instituição de ensino. Ela é tudo de bom, essa eu confio e indico"
BIANCA NASCIMENTO MARINHO DE SOUZA
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Eu adorei o ensino! Foi de forma eficaz, de muita qualidade, entendimento e fixação de ótima qualidade, diante o simulado que é fantástico. Faria com certeza sim, outros cursos, com sua instituição! Agradeço aos professores, a equipe envolvida num todo! Só elogios, Parabéns continuem assim, que é nota 1000!"
Janete Vargas da Silva
AUDITORIA AMBIENTAL
O que eu mais gosto é de ter flexibilidade no meu tempo. Posso continuar estudando sem perder meus compromissos."
LUCILENE DIETRICH DE LEONEL DOS SANTOS
PSICOLOGIA SOCIAL
Somos o Grupo Prominas, um dos mais respeitados grupos educacionais privados do Brasil. Fundado em 05 de novembro de 2001, pelo professor Valdir Henrique Valério, o Grupo atua nos quatro cantos do país por meio da Faculdade Única de Ipatinga, Faculdade Única de Timóteo, Faculdade Acesita, Faculdade Única de Contagem, Faculdade Prominas de Montes Claros, Faculdade Montes Claros e o Instituto Superior de Educação Ibituruna. Estamos presentes em todo o território nacional por meio dos nossos polos educacionais de ensino a distância. Venha conhecer nossos cursos superiores de qualidade e com notas máximas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).
Atualmente, empregamos mais de 900 colaboradores diretos e mais de 2.000 colaboradores indiretos, o que reafirma o nosso compromisso em transformar a vida das pessoas por meio da educação!
Nossa missão é transformar a vida das pessoas por meio da educação. Acreditamos no conhecimento como força motriz da sociedade. E é exatamente por isso que nossos valores são pautados em nossa tradição, no respeito ao próximo, na satisfação de nossos clientes e na busca contínua de melhoria por meio da inovação.
Procuramos por profissionais alinhados com nosso maior objetivo: transformar a vida das pessoas por meio da educação. Então, se você quer fazer parte do nosso time pode se cadastrar enviando o currículo para: [email protected] E se você deseja se tornar um Parceiro Prominas, ampliar sua renda, trabalhar de maneira independente divulgando e vendendo nossos cursos EaD e tudo isso sem a necessidade de um investimento, basta clicar no botão abaixo.
O Grupo Prominas, atua no mercado há mais de 20 anos ofertando cursos de Graduação EaD, Segunda Graduação EaD, Segunda Licenciatura EaD, Pós-Graduação EaD, Extensão EaD,Cursos Técnicos EaD, Aperfeiçoamento EaD, EJA – Fundamental e Médio EaD e Complementação Pedagógica EaD.
Ofertamos cursos presenciais e EaD. Nossas unidades de ensino presencial estão sediadas em Minas Gerais, nas cidades de Ipatinga, Montes Claros, Timóteo e Contagem. Já os cursos EaD são ofertados nacionalmente já que contamos com mais 300 polos de apoio presencial no Brasil.
Comentários