Por: Taisser Gustavo
Você sabia que, de acordo com o último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência? Isso representa 24% da população do nosso país. Mais do que tudo, essa é uma questão de inclusão social.
Em números absolutos, é uma quantidade de pessoas que equivale ao total de habitantes de grandes países como Colômbia e Espanha, por exemplo
Uma realidade social pouco divulgada mas que está presente todos os dias em nossas famílias, escolas, trabalho e nas ruas de nossas cidades.
Antes de tudo, segundo o texto da 1ª Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovado pela Assembleia Geral da ONU em 2006, PcD é o indivíduo que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Existem diversos tipos de deficiências reconhecidas pelas leis. As mais comuns são: deficiência física, deficiência visual, auditiva, intelectual, psicossocial e deficiência múltipla, em que o indivíduo pode possuir duas ou mais combinadas.
Além disso, há também as deficiências ocultas, que não são facilmente percebidas à primeira vista, como baixa visão, dificuldades de aprendizado, TDAH e autismo.
Em 2020 foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 5.486/2020, que oficializa o uso de uma fita com desenhos de girassol como símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas.
Desde 1991, as empresas com mais de 100 colaboradores devem empregar pessoas com deficiência, conforme a Lei de Cotas 8.213/91.
Apenas em 2002 a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, por meio da Lei nº 10.436.
Tendo em vista todos esses avanços citados acima, ainda existe um longo caminho para ser trilhado rumo a uma sociedade inclusiva e justa que abrace essa parcela tão significativa do Brasil. Afinal, antes de se falar sobre políticas públicas, esse é um assunto que alcança os corações de milhões de pessoas.
Falar sobre inclusão social é, antes de mais nada, falar sobre um tema que vai muito além de meras estatísticas. Trata-se de uma questão que influencia diretamente a vida de muitas pessoas: tanto aquelas com deficiência (PcD) quanto suas famílias, e também o Sistema Educacional Brasileiro.
Wanilda Varela é educadora há mais de 20 anos. Atualmente é coordenadora do NAPSI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social) da Faculdade Única. Seu currículo engloba experiências em diversas áreas do conhecimento: Psicologia, Psicopedagogia, Neuropsicologia, entre outras. No entanto, sua vivência juntamente a pessoas com deficiência está entrelaçada por uma razão que vai muito além de qualquer grade curricular.
“Meu tempo trabalhando com PcDs é de mais de duas décadas. Mas pessoalmente falando, estou nessa causa desde que eu nasci porque tenho uma irmã com deficiência. Eu sempre estive enraizada nessa questão da pessoa com deficiência, porque vivo isso na pele”, conta.
Vania Coelho tem uma trajetória parecida. Já são décadas de estrada atuando na área do serviço social. Inicialmente como estagiária, ela se desdobrava entre o trabalho de auxílio no Conselho da Mulher e a criação de seus filhos.
O primeiro contato da Vania com PcDs foi em 2007, quando viu na igreja de sua mãe um grupo de surdos se comunicando em uma linguagem que até então era completamente nova para ela: a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde então, a vida dela nunca mais foi a mesma.
“Penso que quando você se envolve de verdade, acaba aderindo à causa. Comigo foi assim. Hoje em qualquer lugar que vou, uma das primeiras coisas que observo é se esse lugar possui acessibilidade para todas as pessoas. Quanto mais o tempo passa, mais me envolvo. Não tem volta!”, explica.
A trajetória profissional da Vania Coelho comprova que em determinados momentos não somos nós que escolhemos nossas áreas de atuação, mas são elas que nos escolhem. Nesses casos, a nobreza de ser útil se torna mais importante do que o prestígio.
“Não faço nada para ser admirada, é só uma realidade que está ao nosso lado e a maioria das pessoas não enxergam”, completa.
Quem também teve seu primeiro contato com pessoas com deficiência no ambiente religioso foi Cristiane Campos. Ao perceber uma intérprete de língua de sinais traduzindo o culto na Igreja Presbiteriana, aquilo a chamou atenção. Esse foi o ponto de partida para uma vida inteira dedicada à causa da inclusão social.
“Meu primeiro contato com a libras foi em 2008 na IPB do bairro Bom Jardim, onde eu moro. Lá na igreja mesmo eu fiz um curso básico, mas nada como profissão. Comecei a interpretar cobrindo professores que saíam de férias e em 2017 tive minha primeira experiência como intérprete de sala de aula, aqui na Faculdade Única”, relembra.
Com tanto tempo envolvida no campo educacional, é possível realizar uma análise mais aprofundada sobre a situação atual da inclusão social e acessibilidade. Cristiane Campos recorda-se da época em que era aluna e compara esse período com o atual cenário da educação básica.
“Em 2000 eu estudava na escola e a minha turma tinha um aluno surdo. Ele não tinha intérprete e precisava fazer a leitura labial do professor para conseguir acompanhar a aula. Hoje, graças ao avanço das leis, os estudantes com deficiência possuem intérpretes e são acompanhados todos os anos”, elucida.
Wanilda compartilha da mesma visão que Cristiane no que tange ao ensino de base para pessoas com deficiência.
“Acho tão bonito quando vejo nas escolas as crianças sem deficiência ajudando os coleguinhas que elas têm. Antes os pais nem queriam que esses alunos estudassem na mesma sala, no entanto, atualmente tivemos, sim, uma evolução”.
Contudo, de acordo com a educadora, a questão da inclusão social e da acessibilidade ainda tem um percurso bem longo a percorrer no universo do trabalho e no ambiente acadêmico.
“Penso que as PcDs continuam ocupando cargos mais simples no mercado de trabalho. Na minha opinião, quando se trata de nível superior, acho que estamos ainda engatinhando”, completa Wanilda Varela.
Nesse sentido, além de todos os obstáculos sociais que uma pessoa com deficiência precisa vencer todos os dias, a colocação profissional também tem se mostrado outro importante entrave na vida de quem não tem outra opção senão lutar.
“As legislações avançaram bastante, mas temos muito a evoluir. Mesmo tendo leis, muita gente ainda procura brechas para gastar menos ou contratar menos”, argumenta Vania.
É muito difícil definir com precisão histórica quando começou, mas nossa sociedade contemporânea atravessa por um período que podemos chamar de “Era da Informação”.
Steve Jobs, fundador da Apple, uma das maiores companhias do planeta, reforça esse novo paradigma quando diz que “a tecnologia move o mundo”. Esses avanços abalam todas as esferas da sociedade, desde o que se conhece sobre trabalho até discussões que passam pela ética das relações humanas.
Nesse sentido, nada melhor do que falar sobre evolução de políticas públicas para pessoas com deficiência, uso de tecnologias assistivas e educação, no maior contexto que existe de produção de conhecimento: o ambiente acadêmico.
É apostando nisso que Cristiane Campos espera que o Mês da Inclusão Social e Acessibilidade alcance o seu objetivo, deixando um legado efetivo na construção de um futuro mais otimista.
“Quando os alunos chegam até a sala de aula na faculdade, eles estão dispostos a aprender algo. Porém, muitos deles nunca tiveram contato com uma pessoa com deficiência. Nosso objetivo com o Mês da Inclusão Social e Acessibilidade é gerar uma inquietação”, define.
Ou seja, é por meio dessa inquietação intelectual que as programações da Faculdade Única visam concluir sua missão: promover igualdade. “Pessoas com deficiência não são limitadas, mas, sim, diferentes. E cada uma merece ser tratada levando em conta suas especificidades”, reforça Cristiane.
Wanilda também mostra muita empolgação com a proximidade dos eventos do mês de setembro, reafirmando o compromisso da Instituição de Ensino Superior (IES) com sua responsabilidade social.
“Sou muito feliz por trabalhar na Faculdade Única, porque aqui não estamos apegados a leis, mas sim ao desenvolvimento das pessoas, sejam elas com deficiência ou não. No nosso seminário teremos ótimos profissionais que virão como palestrantes para nos auxiliar neste caminho que estamos percorrendo na educação para a pessoa com deficiência”, conta.
Dessa forma, as programações do Mês da Inclusão Social e da Acessibilidade não são voltadas apenas para os alunos da Faculdade Única. Colaboradores da IES e professores da rede pública de ensino da região também podem participar do evento, contribuindo com esse importante movimento que começa a partir do dia 5 de setembro.
O olhar preconceituoso e distante da realidade de 45 milhões de brasileiros, enxerga a pessoa com deficiência de forma discriminatória. De cima pra baixo. Com desdém. Esse mesmo olhar presunçoso, porém, se faz limitado demais ao não perceber sua própria feiura em julgar sem conhecer.
Segundo Wanilda Varela, o que uma pessoa com deficiência tem de mais bonito “é a sua verdade. Sua luta. Porque a maioria das pessoas se acostumam com sua zona de conforto, mas as PcDs nunca estão”.
Já para Vania Coelho, a maior beleza de uma PcD está “na felicidade incomparável de estar viva”. Cristiane Campos complementa destacando a resiliência. “Ela não se limita. Ela não vê em si uma deficiência, mas sim uma característica – a capacidade de não se contentar com o mínimo -, ela sempre corre atrás do mais”, destaca.
Por fim, vai ver, o olhar de uma pessoa com deficiência sobre a vida é o correto. Esse, que prioriza a perseverança, a paciência, a entrega.
Esse olhar que iguala pessoas e respeita as diferenças. Pois como diz Antoine Saint-Exupéry, escritor francês, “o essencial é invisível aos olhos. Só se enxerga bem com o coração”.
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