Veja dicas de como fazer uma boa redação do Enem se o tema for difícil

tema redação Enem difícilPossuir domínio de diversos problemas do cotidiano é uma tarefa complicada. Essa situação se agrava mais quando os candidatos se deparam com um tema difícil e inesperado na redação do Enem.

Não há como adivinhar a temática que será proposta. É na hora. Contudo, o que resta a se fazer é estudar bastante meses antes da prova, e ficar ligado aos fatos relevantes que estejam em alta na sociedade.

Tendo em vista isso, trouxemos algumas dicas de como proceder, caso o candidato se depare com um tema inesperado, da qual ele não possui muito conhecimento, na redação do Enem.

Tema da redação do Enem difícil

Em primeiro lugar, o candidato deve entender que o tema será sempre um problema. Ou seja, algo derivado de um importante fato histórico que marcou a época, ou algo do passado cujo retornou à tona no presente, por motivos específicos.

Além disso, podemos citar um problema que esteja emergente em alguma faixa etária da sociedade e, por fim, questões socioculturais e religiosas.

Seguir a estrutura da redação

A redação do Enem é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Acima de tudo, é fundamental que o candidato domine todas essas camadas do texto.

Nesse sentido, essa questão é crucial para um candidato que se deparar com um tema inesperado, possa se desenvolver. Pois, ele analisará a frase tema por completo e vai considerar:

1°. A sentença por completo, para problematizar na íntegra.

2°. Pensar em causas de por que aquele problema ocorre.

Desenvolvendo ideias

Após realizar o diagnóstico do problema, você vai refletir: que tipo de ideia essa frase me traz? Ao mesmo tempo, lendo os textos de apoio, você pode extrair complemento para entender o tema, e identificar argumentos e causas.

Além do mais, é possível até tirar inspiração para formalizar uma proposta de intervenção.

Todavia, a proposta da redação é avaliar a capacidade do candidato em dissertar, e argumentar acerca de um tema.

Por último, não há segredo: a melhor orientação é treinar muito, ficar por dentro dos fatos para criar um repertório mental, além de ler outras redações 100%.

Agora que você sacou algumas dicas de como se preparar e proceder diante de um tema de redação inesperado, que tal saber mais sobre os principais erros que levaram ao zero na redação do Enem, em 2020?

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.