Professor da Faculdade Única de Ipatinga é aprovado em doutorado da UFJF

por: Taisser Gustavo

No último dia (21), o professor da Faculdade Única de Ipatinga, Tiago Marcel Oliveira, foi aprovado no processo seletivo de doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Há 14 anos dando aula na Única, o coordenador do curso de Química, modalidade EaD, simboliza o compromisso da instituição com a excelência, empenho e transformação de vidas através da educação.

Para realizar este importante feito, o professor teve que passar por um árduo processo seletivo. Nos próximos 4 anos, ele terá de comprovar sua tese que consiste no desenvolvimento de um novo fármaco. Uma nova patente de produto farmacêutico para tratar bactérias resistentes a antibióticos.

Encarar desafios é uma constante na vida de Tiago. Revisitando o passado, ele conta que essa vitória é resultado de um planejamento de décadas. Paciência e disciplina são características marcantes em sua trajetória.

“Lá atrás quando eu comecei a estudar química já buscava fazer a pós-graduação, estudar mais, tinha esse objetivo de fazer também um mestrado, doutorado e seguir. Só que a vida nem sempre é a linha reta que pensamos que vai ser”, analisa.

“Então, terminei minha graduação, fiz um mestrado muito rápido e fui trabalhar. Surgiram várias situações que foram importantes para o meu amadurecimento científico. Se eu tivesse feito meu doutorado lá atrás não teria a concepção e produção científica que eu tenho hoje. Agora posso fazer um doutorado com muito mais relevância”, pontua o docente.

Uma história que ‘deu Química’

Desde a adolescência, Tiago Marcel já dava sinais de que iria longe em sua carreira. Aos 16 anos, fazendo um curso técnico, ele já conseguia enxergar na Química um futuro para a sua jornada de amor ao conhecimento. Aos 17 anos, na faculdade. Aos 21, graduado. Logo em seguida, mestre. Desde então, as salas de aula e o laboratório tem sido seu habitat natural, lugar onde ele compartilha conhecimento com seus alunos e com o mundo. Atualmente, segundo a academia.edu, aproximadamente 2 mil cientistas em diferentes países citaram seus estudos científicos como relevantes. Tudo isso graças ao seu apreço pela ciência.

“Química é a minha vida. É a minha área de estudo. Para mim é fantástico estar fazendo um doutorado voltado na aplicação dela. Na minha área profissional, tudo que eu tenho, a chance de conhecer o mundo, tudo que eu pude fazer foi em função do meu estudo com a Química”, olha com carinho e gratidão para o seu objeto de estudo.

Tiago Marcel encerra sua fala dando um conselho para quem deseja ingressar na carreira acadêmica, visando conquistas como esta que ele acabou de alcançar. “Participem de iniciações científicas, produzam conhecimento, estejam em congressos, estudem a língua inglesa, se dedique à sua área e enfrente o desafio. Se buscar, vai dar certo”, finaliza.

A Faculdade Única se orgulha de tê-lo em nosso corpo docente deseja muito sucesso nesta nova etapa da sua vida, professor!

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.