Por que o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro?

diadoprofessorEscrever sobre o Dia do Professor requer muito carinho, afinal, esta é uma das profissões mais importantes e praticadas da humanidade, que atuam transmitindo conhecimentos e formando cidadãos mais críticos e esclarecidos.

Essa profissão é relevante o tempo todo. Mas, como qualquer outro sazonal, tira-se um dia específico, às vezes até um mês inteiro, para raciocinarmos acerca da importância de tal data em nossa história.

“Celebrar o Dia do Professor, é celebrar a construção do futuro, é projetar uma sociedade cada vez mais justa, humana e crítica. A valorização do Professor é o primeiro passo neste audacioso projeto: fazer um mundo melhor”, expressou o professor do curso de Administração, André Souto.

História

A origem do dia vem de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I (1798-1834) instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil.

O decreto estipulou a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Contudo, a data foi oficializada em 1963 através do decreto federal n° 52.682, aprovado pelo, então, Presidente da República João Goulart (1919-1976).

No art.3° do referido documento, está reportado que “para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Importância do Dia do Professor

De acordo com artigos, informes e reportagens divulgadas ao longo das décadas seguintes, a profissão não se valorizou da forma como deveria, o que gerou polêmicos debates na sociedade.

Muitos professores ainda enfrentam expedientes cansativos, ministrando e planejando aulas, desenvolvendo esgotamento físico e mental.

Outra parcela leciona diante de infraestrutura de trabalho ruim e com a falta de inovação em tecnologia.

Sem contar que, do nível infantil ao superior, é preciso lidar, às vezes, com o desinteresse dos alunos na sala de aula.

Essas questões descritas nos conduzem a refletir sobre a valorização dada a estes importantes profissionais em nossa sociedade.

E, ainda há muito para evoluirmos. Portanto, um dia, como o 15 de outubro, ou um mês de conscientização e homenagens são válidos aos educadores que nos guiam nas etapas da nossa vida.

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.