Políticas Públicas: leia o que são e suas vertentes

Políticas Públicas leia o que são e suas vertentes

Muitos ainda possuem dúvida ou confundem as políticas públicas. Elas abrangem todas as camadas da sociedade com questões econômicas, sociais, políticas e até mesmo pautas específicas da vida de uma pessoa, tais como saúde pública e lazer.

Acima de tudo, são um conjunto de ações governamentais da esfera pública ou privada, direta ou indireta, para a sociedade.

Neste artigo, contaremos a seguir mais sobre as políticas públicas e suas vertentes. Continue com a leitura!

Políticas Públicas e suas perspectivas

As políticas públicas sempre possuem um viés político do ponto de vista de transmitir uma característica ideológica. Mas, ao mesmo tempo, é também uma política de característica de viés administrativo.

Nesse sentido, quando falamos de um viés administrativo, quer dizer que essas políticas servem a um sentido burocrático. O Estado e as instituições públicas englobam esse tópico.

Por isso, quando pensamos nesse viés político administrativo, separa-se as políticas públicas de dois grandes setores: Política de Governo e de Estado.

Política de Governo: Nesse regime, ocorre uma alternância de poder. Ou seja, as políticas mudam de acordo com a troca de governantes ou partidos políticos num determinado comando.

Estado: Ocorre uma continuidade. Portanto, o governo que estiver no controle precisa manter a estabilidade, seguindo as leis.

Problema Público e Política Pública

Problema público geralmente é entendido como uma espécie de carência ou excesso que existe na sociedade. Um exemplo muito comum são os moradores em situação de rua.

Por outro lado, a política pública vai ser uma resolução que se dá aos problemas públicos.

Políticas públicas tem demandas especificas, como:

  • Bolsas universitárias para a população
  • Política de cotas
  • Minha Casa Minha Vida
  • Bolsa Família

Todas as demandas acima citadas servem para atender um tipo de classe na sociedade. Por exemplo aqueles que possuem dificuldades em ingressar em universidades, de obter uma moradia ou manter uma família com uma alimentação saudável.

Em conclusão, é fundamental a existência das políticas públicas. De fato, é o que mantém um corpo social.

Gostou deste artigo? Então, siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos do nosso blog!

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.