O que é o Planejamento Estratégico para a sua empresa? Entenda

O planejamento estratégico é a chave para qualquer negócio sair de um ponto A para um ponto B. Afinal, ao analisar o ambiente interno e externo de uma empresa, são necessários planos para impulsionar os trabalhos de uma maneira assertiva.

Em outras palavras, é ter clareza do rumo, aonde você quer chegar com o seu empreendimento, seus objetivos pessoais, empresariais, e qual será o caminho que precisará percorrer para alcançar esse objetivo.

Quer saber como esse processo pode ser realizado em empresas? Continue acompanhando este conteúdo produzido pela Faculdade Única!

O que é o Planejamento Estratégico?

Antecipadamente, você deve estabelecer o seu propósito, que deve estar atrelado ao seu intuito profissional.

A partir daí, é necessário desenhar qual é a missão, visão e valores. Através desses três pilares, saíra o seu planejamento estratégico.

Visão

O que você almeja para o futuro? Onde quer chegar? Como estará o seu negócio daqui cinco anos em questão de faturamento, número de clientes, posição de mercado e quantidade de produtos?

Um exemplo: “Ser reconhecido como a melhor e maior empresa de transporte terrestre do Brasil”.

Missão

É o propósito da empresa. Seu negócio existe para resolver problemas. Toda sociedade e mercado têm algum tipo de problema.

Assim sendo, sua empresa só existe porque este problema precisa ser resolvido. Quando você entende a necessidade que você está atendendo, e a solução, ganha-se a missão.

Valores

Os valores são aqueles pontos que você, como empresário, e as pessoas que estão envolvidas no ambiente da sua empresa precisam ter para que você cumpra a sua missão, e busque a visão.

Portanto, trabalhar esses três focos são os pontos de partida de qualquer planejamento estratégico.

Além do mais, olhando para a visão, se você quer ser o líder de mercado daqui cinco anos, quais resultados é preciso construir daqui um ano, por exemplo?

Nesse sentido, comece a trabalhar os planos de ações. Depois, olhe para o aspecto de marketing, de vendas, financeiro, pessoas e processos. Todos os pilares de gestão dentro de uma empresa precisam ser trabalhados.

Tipos de planejamento

Depois de definida a missão, visão e valores, você vai se deparar com três importantes etapas de planejamento, que dependem umas das outras. Vale destacar que cada nível necessita do seu próprio plano, para um bom funcionamento da cadeia produtiva.

Estratégico

O planejamento estratégico visa a tomada de decisões para atingir os objetivos macro, que abrange os departamentos da empresa. Pode-se dizer que o planejamento estratégico serve para organizar uma empresa e evitar que ela apenas resolva questões superficiais imediatas.

Portanto, neste nível é desenvolvida a missão, visão e valores do negócio, bem como as metas e objetivos. Dessa forma, é nesta camada que os responsáveis analisam as melhores estratégias, para coordenar todo o corpo.

Tático

Já o planejamento tático é pensado a nível departamental. Ou seja, determina os objetivos de maneira setorizada, para que cada equipe dentro da empresa atinja seus próprios objetivos. Assim, impactando diretamente nas metas globais, com a colocação de planos concretos em ação.

Operacional

No planejamento operacional são definidos os métodos e processos que deverão ser utilizados para a execução da tarefa:

  • O que fazer?
  • Como fazer?
  • Trabalhos rotineiros da empresa

Assim sendo, esse nível visa garantir que tudo seja executado dentro dos padrões combinados pela organização. É nele que também são definidos os responsáveis por cada atividade.

No planejamento operacional, geralmente, são criados planos de ação, checklist, cronogramas e fluxogramas, que auxiliam na realização das tarefas.

Conclusão

Em conclusão, o processo é essencial para você fortalecer os seus propósitos, ter clareza do destino e, ao longo do trabalho, ter disciplina e consistência para se preparar para eventuais mudanças.

Por fim, caso você esteja seguro do destino, os percalços do planejamento estratégico serão melhor administrados. 

Agora que você já sabe o que é e a importância do planejamento estratégico, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam sobre o assunto.

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.