Método Pomodoro: o que é e como otimizar os estudos com essa técnica

Método Pomodoro o que é e como otimizar os estudos com essa técnica

Muitas pessoas possuem uma puxada rotina diária da qual não conseguem reservar tempo para se dedicarem a uma determinada tarefa. Outras têm, mas não atingem o foco. Para isso, existem métodos de concentração. Um deles, é chamado de Pomodoro.

O termo é uma palavra do vocabulário italiano que significa “tomate”.  A fruta simula um cronômetro de cozinha em forma de tomate, e foi utilizada por Francesco Cirillo para marcar o tempo durante os estudos, no final dos anos 1980.

Esse método não é limitado à estudos, podendo ser utilizado para outras tarefas que necessitarem de tempo e foco. Neste artigo, você vai entender a como utilizá-la, exclusivamente, nos estudos.

O que precisa para incorporar o método Pomodoro

Para incorporar o método Pomodoro, você vai precisar de um alarme qualquer para cronometrar o tempo. Marcar os minutos é a chave para essa técnica.

Tenha todos os materiais e o que precisar em mãos, como papel para tomar nota, caneta e marcadores.

Se for necessário, busque eliminar possibilidades de distrações. Caso more com mais pessoas, coloque um papel na porta do lugar de onde estiver, afirmando que está estudando.

Como funciona o método Pomodoro

Vamos supor que você tem várias páginas de um artigo para ler. Mesmo que haja domínio do assunto, muitas distrações podem ocorrer, tais como responder mensagens, visitar um site ou beber água.

Em primeiro lugar, é necessário dividir o tempo em blocos de 25 minutos. O foco total será a tarefa.

Conforme o método, o Pomodoro funciona com 30 minutos, sendo 25 minutos de trabalhos e cinco minutos para pausas de descanso.

Pode-se fazer até quatro dessas sessões por vez, antes de precisar de uma pausa maior. Depois, encerre. Cada sessão é chamada de Pomodori.

Importância das pausas

As pausas são fundamentais para o cérebro assimilar e dar sentido a tudo o que foi estudado. Cuidar do cérebro é uma parte muito importante de ser um bom aluno.

Se você terminar a sessão antes do prazo, aproveite o tempo restante para revisar, ajustar, melhorar e corrigira algo.

Em suma, o método do Pomodoro busca que o estudante tenha mais produtividade, prazer e menos cansaço durante sua rotina.

Agora que você já sabe o que o método Pomodori, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam sobre o assunto.

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.