Estudantes de Educação Física da Faculdade Única de Ipatinga realizam avaliações corporais gratuitas em evento esportivo no Parque Ipanema

por Caroline Bacelar

No próximo final de semana, sábado (14) e domingo (15) a partir de 8 horas da manhã, os acadêmicos do curso de Educação Física – bacharelado da Faculdade

Única de Ipatinga vão oferecer de forma gratuita avaliações corporais com balança de bioimpedância ao público presente no Parque Ipanema. A atividade ocorrerá concomitantemente ao Power Pace – desafio Aliar, evento esportivo organizado pela Pace3 Eventos Esportivos e que reúne diversas empresas parceiras, entre elas, a Instituição de ensino.

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Única, professora MsC.  Vanderléia Maria de Faria, o evento contribui para alavancar a prática de esporte em nossa região e estimula a comunidade a buscar por mais saúde e bem-estar, o que é muito oportuno para o momento vivenciado. Além disso, “essa vivência é fundamental para a boa formação de nossos estudantes, que despontam no mercado de trabalho devido às experiências práticas disponíveis ao longo da graduação”, pontua a coordenadora.

Enquanto ocorrem as atividades no stand da Faculdade, a Power Pace – desafio Aliar vai reunir, nos dois dias, quatro modalidades esportivas. No sábado (14), os atletas vão disputar Corrida de Patins in Line e Corrida de Rua. Já no domingo (15), as modalidades serão o Duathlon e o Ciclismo Road 70+2. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Balança de Bioimpedância

Estudantes de Educação Física da Faculdade Única realizando exames de bioimpedância no Parque Ipanema em 2019

Exame que analisa a composição corporal ao indicar quantidade aproximada de músculo, osso e gordura em cada organismo, a bioimpedância pode ser aferida por meio de uma balança própria. Muito utilizado em academias de musculação e consultas de Nutrição a fim de avaliar o treino e montar uma rotina de exercícios ou dieta, o exame pode ser realizado com certa frequência a fim de acompanhar e verificar a evolução da composição corporal.

Há alguns procedimentos que podem ser adotados para garantir resultados mais precisos em exames com balança de bioimpedância, tais como:

– evitar comer, beber café ou fazer exercícios físicos nas 4 horas anteriores;

– beber de 2 (dois) a 4 (quatro) copos de água 2 horas antes do exame;

– não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;

                                                                              – não utilizar creme nos pés ou nas mãos;

                                                                               – utilização de roupas mais leves.

Toda preparação é relevante para a realização do exame de bioimpedância, principalmente no que diz respeito à devida hidratação do organismo. Seguindo as recomendações indicadas, pode-se chegar a um resultado de massa magra e de massa gorda mais exatos possíveis.

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.