Estão abertas as inscrições para participar do Projeto Rondon pela Faculdade Única de Ipatinga

por Caroline Bacelar

 

O ano letivo para os estudantes da Faculdade Única de Ipatinga começou com uma excelente notícia. A instituição foi selecionada para participar de duas operações do Projeto Rondon, programa do Governo Federal que visa o desenvolvimento sustentável em comunidades pouco assistidas. As inscrições para participar das operações estão abertas e vão até dia 20 de março.

Para preencher o formulário, com proposta de trabalho e oficina a ser aplicada na operação de interesse, basta ser estudante regularmente matriculado na Faculdade Única e que esteja na metade do seu curso em diante. Em seguida, haverá uma avaliação entre os candidatos, quando será analisado o desempenho acadêmico (nota e comportamento) de cada estudante. Por fim, será feita uma entrevista na última etapa de seleção. Até o final do mês de março, a Instituição deverá selecionar oito estudantes para cada operação, que viajarão sem ônus, uma vez que todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem são de responsabilidade do Projeto Rondon e da Faculdade Única.

 

Segundo o diretor-executivo do Grupo Educacional Prominas, William José Ferreira, participar das operações será uma experiência única para os estudantes, que dificilmente terão acesso a essa oportunidade aqui na nossa região. “Os alunos terão que se doar nesse projeto, mas a troca de conhecimentos e aprendizado ao terem contato com a realidade destas comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) farão toda a diferença na formação deles. E incentivar a participação em projetos de extensão é um dos pilares da Faculdade Única”, completou.

 

Faça a sua inscrição aqui ou diretamente pela secretaria do COOPEX!

 

O Projeto Rondon é um dos maiores programas sociais e educacionais do país!

 

Além de promover integração social dos universitários com a comunidade por meio de atividades voluntárias práticas do que os estudantes aprendem em salas de aula, estimula também o desenvolvimento de comunidades mais carentes. Neste ano, a Faculdade Única de Ipatinga, única representante do Vale do Aço, estreia no projeto ao conquistar, concorrendo com instituições de ensino de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, o 1° lugar na Operação Lobo-Guará, que ocorrerá entre os dias 10 a 25 de julho em Alvorada do Norte (GO). E, ao concorrer com universidades públicas e de iniciativa privada de todo o país, a Faculdade Única ficou em 3° lugar na Operação Portal do Sertão, que será realizada de 16 de julho a 2 de agosto em Ouriçangas (BA). De acordo com o coordenador de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Única de Ipatinga, Max Gonçalves, “esta é a primeira vez que participamos do Projeto Rondon e, esperamos, de muitas edições que estão por vir. A Faculdade Única já é reconhecida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como uma instituição socialmente responsável. E o resultado que tivemos para participar do Projeto Rondon revalida este selo de compromisso com a sociedade”.

 

Atualização! Coronavírus e suspensão das viagens

Por razões da atual conjuntura e no intuito de minimizar a disseminação do COVID-19, o coronavírus, o Governo Federal publicou duas notas que informam a suspensão das viagens previstas para as operações Lobo-Guará e Portal do Sertão. Nelas, a coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon declarou que as viagens poderão ser adiadas ou canceladas. Devido a isso, as inscrições para participação no projeto pela Faculdade Única de Ipatinga também estão suspensas até que haja alteração neste quadro. Os editais oficiais de suspensão podem ser lidos aqui.

 

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.