Consigo fazer uma Pós-Graduação portando apenas curso sequencial?

curso sequencialUma dúvida que muitas pessoas carregam é a respeito da possibilidade de fazer um curso de Pós-Graduação portando apenas curso sequencial ou de formação específica.

Acima de tudo, eles não devem ser associados a graduações. Neste artigo, você vai entender o que são cada um deles e para o que servem exatamente.

Além disso, vamos listar alguns cursos sequenciais mais populares no Brasil.

O que é um curso sequencial?

Segundo o Ministério da Educação, os cursos sequenciais concedem uma formação mais específica aos alunos em um campo prático do saber. Em vista disso, garantem uma capacitação técnica. O objetivo é proporcionar mais qualificação ao profissional. São destinados à graduados ou graduandos.

Em contrapartida, a proposta dos cursos sequenciais de formação específica é garantir mais qualificação ao profissional, para que ele entre no mercado de trabalho a fim de desempenhar atividades específicas.

Essa modalidade requer apenas a conclusão do ensino médio. No entanto, o profissional não fica capacitado para ingressar numa Pós-Graduação.

“O concluinte de curso sequencial receberá certificado para comprovar a formação recebida, que não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu”, diz a Resolução CNE/CES n°1 de 22 de maio de 2017, do MEC.

Cursos de Pós-Graduação são destinados à alunos portadores de diplomas ou declarações de conclusão de Graduação a nível de Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura, conforme a Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018.

Veja abaixo alguns exemplos de cursos sequenciais:

  • Edição de vídeo
  • Comunicação nas organizações
  • Recrutamento e seleção de pessoas
  • Gestão de logística
  • Estética e imagem pessoal
  • Cozinha oriental
  • Gestão cerimonial de eventos

De acordo com o Ministério da Educação, os cursos sequenciais são compostos de, no mínimo, três disciplinas ou outros componentes curriculares.

Por fim, vale ressaltar que somente Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo MEC, que tenham graduações com disciplinas similares no objeto de estudo, podem ofertar cursos sequenciais.

Agora que você compreendeu o que são cursos sequenciais, que tal passar esse conhecimento adiante? Siga também o Grupo Prominas nas redes sociais!

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.