Benefícios da língua inglesa no mercado de trabalho

Benefícios da língua inglesa no mercado de trabalho

Falar inglês caminha para ser um requisito básico no mercado de trabalho brasileiro. Enquanto isso não ocorre, a proficiência é analisada como um diferencial no currículo. A língua inglesa traz diversos benefícios no concorrido mercado de trabalho.

Tendo em vista isso, vamos mostrar porque a língua inglesa pode ser um excelente atributo para o seu sucesso profissional. Veja como esse idioma pode lhe proporcionar experiências únicas, entre outras conquistas pessoais. Aproveite a leitura!

Oportunidades no exterior

Em primeiro lugar, mesmo com um nível de inglês intermediário, quando você sabe se comunicar com desenvoltura num contexto de negócios, um mundo de oportunidades pode se abrir. Não só no Brasil, mas, principalmente, no exterior.

Nesse sentido, o inglês para negócios possibilita desenvolver habilidades e competências fundamentais para construir um bom currículo, e se apresentar de forma segura para o mercado de trabalho como um profissional de potencial, fazendo você se destacar perante outros candidatos.

Reuniões e ligações

Saber se expressar de maneira clara é um dos principais requisitos para fazer parte de um time profissional globalizado. Principalmente, num contexto em que você irá precisar participar de reuniões e negociações, com pessoas de outras nacionalidades.

Afinal, como o inglês é a língua universal dos negócios, toda a comunicação (não apenas falada, mas também escrita) de comunicados e e-mails é feita em inglês. Como não existe um roteiro padrão para esses diálogos, você precisa saber improvisar. 

Se preparar através de aulas de inglês para negócios vai te capacitar para coordenar negociações, mesmo que complexas, de forma mais eficiente, segura e controlada.

Ampliar a rede de contatos

“Networking”, uma das práticas fundamentais no mundo dos negócios e essencial para o seu desenvolvimento profissional.

Dominar o inglês para negócios, neste caso, vai fazer com que você amplie suas chances de se aproximar de pessoas e profissionais importantes no seu ramo de trabalho.

Consequentemente, pode gerar novas oportunidades de emprego. Palestras, workshops, treinamentos e a rede LinkedIn também podem ser ótimas oportunidades de fazer novos contatos. 

No entanto, isso só é possível se você tiver segurança e desenvoltura para se comunicar em inglês.

Vagas em multinacionais

Cresce bastante a quantidade de empresas que buscam a expansão dos negócios através da internacionalização dos seus serviços. Nesse cenário, o profissional que está apto a negociar com fornecedores e investidores estrangeiros se destaca no mercado. 

Também nesse caso falar inglês é indispensável, já que você precisa estar por dentro de todos os processos. Em conclusão, o domínio do idioma vai te ajudar a conquistar cargos mais altos nessas empresas. 

Valorização salarial

Falar inglês pode ser o maior diferencial para conquistar uma valorização salarial. Profissionais com o idioma fluente chegam a ganhar até 60% a mais, do que pessoas que não são fluentes na língua.

O inglês é, portanto, extremamente útil para conseguir um bom emprego com um salário atrativo, pois cria mais oportunidades profissionais e faz com que você não fique limitado a poucas opções, já que você pode se candidatar aos mais diversos tipos de vaga, seja em pequenas, médias ou grandes empresas, até multinacionais.

Profissões que exigem a língua inglesa

Agora que você conferiu os benefícios da língua inglesa no mercado de trabalho, confira algumas profissões em que o idioma é bem requisitado.

Relações Internacionais

O próprio nome desta profissão já expõe a responsabilidade. O profissional dessa área vai atuar no relacionamento entre diversos países, discutindo, por exemplo, importação e exportação de mercadorias.

Tecnologia da Informação

Setor em ascensão no mercado de trabalho, a tecnologia da informação precisa de profissionais constantemente atualizados nos conceitos da área, e também da língua inglesa, de acordo com o avanço da globalização. A maioria dos softwares, ferramentas e códigos de programação estão redigidos em inglês.

Desenvolvimento Web e Aplicativos

Você viu que o inglês é a língua universal, e que a maioria dos softwares e ferramentas de criação estão escritos em inglês. Logo, assim como o profissional de TI, para a profissão de Desenvolvimento Web e Aplicativos também se torna essencial o conhecimento no idioma.

Ao passo que é um setor ligado à Web, o seu trabalho pode ficar globalmente veiculado, o que vai evidenciar a relevância do profissionalismo.

Turismo

O setor de turismo é um dos mais abrangentes em todo o mundo. Afinal, você estará em um emprego, cujo terá contato com diversas culturas e idiomas de todo planeta. Logo, novamente, a língua inglesa fica evidenciada para essa posição.

Agora que você já tem ciência dos benefícios da língua inglesa, compartilhe este artigo produzido pelo Grupo Prominas com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam sobre o assunto.

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.