Acadêmicos da Faculdade Única destacam-se e apresentarão trabalhos em Congressos por todo Brasil

por Ana Carolina Damião

 

Somente no mês de abril, 3 alunos dos cursos de Graduação da Faculdade Única foram aceitos para apresentação em Congressos em todo Brasil. Essa é uma grande conquista que incentiva outros alunos a participarem de eventos acadêmicos.

Vitória Leal Viana e Andressa Carvalho Machado, do curso de Graduação em Letras-Português e Francisco Acioly, do curso de 2ª Licenciatura em Letras-Português, da Faculdade Única, são os alunos aceitos nos Congressos. Para participar dos eventos, eles precisaram verificar se a pesquisa que estavam desenvolvendo se encaixava em algum simpósio, depois, escreveram um resumo da pesquisa e submeteram ao evento. Dentro do prazo estipulado, todos os resumos foram avaliados e selecionados para serem apresentados ao vivo. 

Andressa e Vitória fizeram o trabalho em conjunto e vão apresentar o seguinte tema: “Ocorrência de Metáforas Conceituais em Narrativas de Alunos EaD” em dois congressos diferentes. Vitória conta que está muito feliz e muito ansiosa para as apresentações. Já Francisco, apresentará o trabalho sobre a “Aquisição de Língua Estrangeira em Mulheres em Situação de Cárcere”. “Fiz minha pesquisa em parceria com outra pessoa, e nosso hall de investigação foi a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, situada no Bairro do Engenho do Meio, em Recife, Pernambuco”, afirma ele. 

A Faculdade Única sempre prioriza o melhor para os alunos, e por isso, incentiva-os a participar de eventos científicos fazendo o pagamento das inscrições. Para os alunos é uma ajuda e tanto, uma vez que o valor é um pouco alto. “Além da participação desse congresso, a Instituição disse que arcaria com as demais taxas caso tivéssemos trabalhos aprovados em outros Congressos”, afirma Andressa. Ela ainda pontua que se caso conseguir realizar um mestrado e/ou doutorado, a Faculdade Única é a grande responsável por motivá-la a seguir os seus sonhos e ir além do que ela mesma acreditava ter limitações.

Uma grande incentivadora para os alunos, foi a professora Danúbia da Costa, coordenadora do curso de Letras da Faculdade Única. Ela perguntou aos alunos se eles não tinham interesse em fazer pesquisa e submeter resumos para tentar participar de Congressos ou outros eventos acadêmicos. “A professora Danúbia é uma excelente profissional, sempre muito disponível e nos incentiva a avançar na investigação científica e a participar em eventos científicos”, afirma Francisco Acioly. 

A professora Danúbia fala que ao participar de eventos como este, os alunos aprendem a elaborar pesquisa, a ouvir os demais participantes dos eventos, dividir conhecimento, além de melhorar o currículo e auxiliar a obter uma vaga no mestrado. E que com esses alunos aceitos nos Congressos, vai incentivar ainda mais outros alunos a participarem desses eventos. “Fiquei muito feliz quando eles começaram a receber as cartas de aceite porque sei que isso trará reconhecimento à faculdade e vai incentivar outros alunos”, afirma ela. 

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.