A importância do engenheiro de segurança do trabalho na sua empresa

engenharia de segurança do trabalho

Todo trabalhador ao ingressar em um novo emprego espera condições seguras para desempenhar a sua função. É obrigação de uma empresa elaborar programas preventivos para a segurança dos seus colaboradores. Nesse sentido, entra a importância da engenharia de segurança do trabalho no ambiente corporativo.

O Brasil ocupa, entre os países do G20, a segunda colocação em mortalidade do trabalho, com seis óbitos a cada 100 mil empregos formais, entre 2012 a 2020. O estudo é do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, criado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Quer saber sobre a importância do engenheiro de segurança do trabalho numa empresa? Assim sendo, continue com a leitura!

O que é a engenharia de segurança do trabalho?

Os processos desenvolvidos nas empresas estão sujeitos a provocarem riscos ao trabalhador, tais como lesões corporais e doenças. Dessa forma, essas situações podem gerar uma diminuição na produtividade, logo, afetar no rendimento de uma empresa.

A engenharia de segurança do trabalho é um campo de estudo estratégico, para a formação de líderes orientados ao desenvolvimento de planos que favoreçam a cultura do autocuidado em saúde, prevenção, controle de riscos nos ambientes de trabalho, produtividade e qualidade nas organizações.

Em suma, esse profissional vai realizar controle de indicadores em segurança, ministrar treinamentos e procedimentos seguros de trabalho.

Todavia, todos os incidentes de segurança são investigados e tratados pelos engenheiros de segurança do trabalho para que, no fim, não ocorra uma repetição daquele fato.

Como se forma um engenheiro em segurança do trabalho?

Na modalidade de especialização, o curso de engenharia em segurança do trabalho é voltado para graduados em engenharia.

Dentre os vários conteúdos que o estudante verá, estão:

  • Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
  • Proteção Contra Incêndios e Explosões
  • Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
  • Ergonomia
  • Legislação e Normas Técnicas

Mercado de Trabalho

As empresas têm bastante motivos para investir nos profissionais de engenharia de segurança do trabalho, visto a modernização de máquinas e equipamentos. Contudo, esse profissional pode ser bastante requisitado para o quadro de funcionários.

Portanto, o engenheiro em segurança do trabalho pode atuar efetivamente ou como prestador de serviços, em empresas do setor público e privado.

Pós-Graduação em Engenharia em Segurança do Trabalho

Gostou de ler sobre a importância do engenheiro do trabalho para as empresas? Então, que tal cursar ou indicar essa área para um amigo que tenha interesse em desenvolver essas habilidades profissionais?

Na Faculdade Única, o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho EaD tem módulos com 100% vídeoaula em todas as disciplinas!

Atualizamos a Política de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo.