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Professora das Faculdades Prominas lançará livro em live na plataforma Youtube

A importância de se conhecer a natureza dos erros ortográficos para a elaboração de intervenções didáticas realmente eficazes

 

Por Hellen Patriny

A Professora Mestra em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Alcione Souza, lançará nesta quinta-feira (17), às 19h00, o livro “Meu aluno escreve como fala, e agora? Uma intervenção bem-sucedida no ensino fundamental II”. O evento que ocorrerá de maneira online, será realizado por meio de uma live promovida pelas Faculdades Prominas de Montes Claros, na plataforma do Youtube.

Para isso, a professora expressa seu convite mediante texto de apresentação:

“É cada vez mais comum professores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) se sentirem impotentes diante das dificuldades apresentadas por seus alunos, principalmente no que se refere à escrita. Uma realidade, aliás, que costuma comprometer o processo de ensino e aprendizagem como um todo (e em todas as disciplinas escolares), refletindo, inclusive, na vida cotidiana desses alunos fora da escola.

A sensação de impotência não é retórica, visto que as causas dos erros ortográficos cometidos, principalmente por alunos que apresentam defasagem idade/ano escolar, podem ser muito variadas; desanimando assim a maioria dos professores, que, além de não se sentirem devidamente preparados para enfrentarem a questão, ainda têm de lidar com salas de aula superlotadas, pais ausentes da vida escolar de seus filhos e alunos cada vez mais desinteressados.

Paralelamente, a ciência trabalha na busca de estratégias que possam ajudar a minimizar o problema, discutindo, por exemplo, a pressão que a oralidade exerce sobre a variação e a mudança linguística, ocasionando modificações nos padrões de uso e gerando consequências na escrita, bem como a relativização do “erro” ortográfico, que nem sempre representa uma falha que deve ser corrigida, devendo ser tratado como o reflexo do trabalho cognitivo de hipotetização realizado pelo aluno, que tende a analisar as possibilidades de representação da língua, ainda que usando, como base, o conhecimento da língua (oral) que já possui.

Nesse sentido, tem-se, nesse processo de hipotetização, um tipo de metacognição relacionada à linguagem que pressupõe a necessidade do desenvolvimento metalinguístico no trabalho com a ortografia e a importância de se levar em conta a constante interação entre oralidade e escrita na construção da representação mental da língua diante das dificuldades fono-ortográficas apresentadas pelos alunos.

Assim, acredita-se que a estratégia de identificar os tipos de erros ortográficos cometidos a partir de sua natureza, selecionando os mais recorrentes para uma análise mais detalhada, pode facilitar o trabalho dos professores, na medida em que permite não apenas a identificação do problema, mas a elaboração e implementação de propostas de intervenção realmente eficazes.”

Para saber mais informações sobre a obra “Meu aluno escreve como fala, e agora? Uma intervenção bem-sucedida no ensino fundamental II”, na qual a autora, Alcione Souza, não só discute o assunto e as teorias subjacentes ao tema, como também descreve uma intervenção elaborada e implementada por ela, é necessário o acesso a transmissão através do link bit.ly/live-livro.